Muitos alunos assimilam as
informações com mais facilidade quando fazem anotações durante a aula ou
enquanto estudam os slides e leem textos sobre a matéria. Esta parece ser, para
parte dos estudantes, a melhor forma de aprender.
Segundo estudos, quando você anota
algo acaba guardando as informações por mais tempo e ainda evita distrações. A
prática pode ser feita tanto em manuscrito quanto no computador (onde as
anotações são mais difíceis de perder e mais fáceis de editar).
Você ainda pode personalizar seus
textos com cores e letras diferentes - isso pode ajudar a lembrar com mais
facilidade das suas anotações e memorizar o conteúdo.
Muitos alunos fazem listas e
tópicos sobre os itens estudados. Outros preferem dividir o conteúdo em seções
e escrever textos corridos. Você ainda pode optar por criar mapas conceituais
usando palavras chaves e conectando-as a outras palavras. Escolha o seu formato
preferido e faça bom uso dele.
Ao fazer suas anotações você ainda
deve se questionar: “para que vou usá-las?”. Você pode utilizá-las, por
exemplo, apenas para estudar os conteúdos das provas do semestre ou até mesmo
durante seu estágio. Lembre-se que diferentes fins requerem diferentes conceitos.