terça-feira, 31 de maio de 2016

Semana Mundial do Meio Ambiente - colabore!


Meio ambiente, segundo o dicionário Míni Aurélio, significa o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). Assim, o meio ambiente envolve não somente plantas, animais e paisagens bonitos; mas todos os seres vivos e os ambientes em que eles vivem.
Considerando o que foi dito, e sabendo da relação existente entre todos os seres vivos e não vivos, é importante respeitar o meio ambiente.
Algumas dicas:
- Evitar o consumo exagerado, ou seja: não usar ou desperdiçar aquilo que não é necessário. Em primeiro lugar, porque tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. Em segundo lugar, porque o consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor.
Mais sério ainda é o desperdício de alimentos, jogados fora ao mesmo tempo em que inúmeras pessoas morrem de fome. Tal tipo de lixo forma uma substância líquida chamada chorume, que pode penetrar na água subterrânea, contaminando-a. Além disso, por se tratar de restos de comida, esse material atrai animais que podem provocar doenças, como ratos e baratas. Considerando que muitas pessoas têm contato direto com o lixo, o resultado não é nada legal.
Evitar o desperdício é uma forma de cuidar do meio ambiente.
Evitar o desperdício é uma forma de cuidar do meio ambiente.
Desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, e a torneira da pia enquanto escova os dentes; e apagar a luz ao sair de um cômodo; também são excelentes atitudes.
- Reaproveitar materiais. Isso porque, como foi dito, tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza. Assim, ao invés de comprar algo novo, reutilizando o que temos, estamos poupando o meio ambiente.
Você enjoou daquele brinquedo que ainda está em boas condições de uso? Que tal trocar com seu colega, por outro, ao invés de comprar algo novo? Quanto ao papel de desenho, não seria bacana utilizar os dois lados da folha, antes de pegar uma nova?
Reaproveitar é outra forma de cuidar do meio ambiente.
Reaproveitar é outra forma de cuidar do meio ambiente.
- Direcionar o lixo de forma correta. Você já viu o quanto fica feio o local em que estamos, quando ele está cheio de lixo? Pois é, além de atrapalhar o visual, o lixo lançado em lugar incorreto pode provocar diversos problemas, além dos que foram apontados no item anterior: o entupimento de bueiros, por exemplo. Tal fato faz com que, durante as chuvas, a água não escoe direito. O resultado? Inundações, transbordamento de rios (inclusive os poluídos), doenças, etc.
- Depois de considerar isso tudo, reciclar. Reciclar é um gesto muito legal que uma pessoa pode fazer pelo meio ambiente. No entanto, para reciclar materiais, as indústrias também precisam de muita matéria-prima da natureza. Assim sendo, é importante, primeiramente, evitar o consumo exagerado e o desperdício e reaproveitar o que podemos para, depois, considerar a reciclagem.
Para que um material seja reciclado, é bom que ele seja separado em local adequado. Na sua casa, por exemplo, você pode reservar um cantinho para separar o papel; e reaproveitar uma caixa de papelão para separar os outros materiais recicláveis, como plástico, vidro e alumínio (lavados, para impedir a proliferação de animais transmissores de doenças). Depois disso, tais materiais podem ser doados a um catador, alguma instituição beneficente ou, caso sua cidade tenha, ao serviço de reciclagem local. Entregar para catadores é uma alternativa legal porque permite que tais pessoas deixem de trabalhar nos lixões, tendo uma vida um pouco mais digna, já que não estarão mais expostas a um grande número de doenças e possibilidades de acidentes.
Curiosidade:
Você sabia que conservação e preservação são expressões diferentes?
- Preservar significa deixar um local intocável, sem muitas alterações.
- Conservar significa utilizar o que temos, mas de forma racional, dando tempo para a natureza se recompor.
Cuidar do meio ambiente, tal como conversamos neste texto, está mais relacionado a conservar. Isso porque, como falamos, o consumo requer o uso da natureza e, desta forma, não há como deixá-la intocável.
Nesse contexto, surgiu uma expressão: desenvolvimento sustentável, que significa a utilização dos recursos naturais sem comprometer quem vive hoje, nem as próximas gerações de seres vivos que habitarão nosso planeta Terra.


(Fonte: EscolaKids)

terça-feira, 24 de maio de 2016

Qual o seu tipo de inteligência?

Segundo teoria de Harvard, existem múltiplas inteligências. Confira como identificar a sua e estude melhor para as provas:
Uma teoria elaborada na década de 1980 na Universidade de Harvard e liderada pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, apontou a existência de inteligências múltiplas. Segundo a tese do estudo, o ser humano possui várias habilidades intelectuais, sendo os testes de QI insuficientes para medir a variedade presente no intelectual de uma pessoa.
Sabendo disso, separamos 5 tipos de inteligência identificados por Gardner e como adaptar os estudos conforme cada um deles. Confira:
1 - Linguística
Em geral, as pessoas que possuem esse tipo de inteligência têm facilidade em comunicação e na escrita. Além disso, costumam apreciar a leitura. Na hora de estudar, podem usar essa habilidade para fazerem anotações e fixar mais facilmente o conteúdo, além de usar métodos como a elaboração de fichas-resumo, por exemplo.
2 - Lógico-matemática
Quem tem esse perfil geralmente lida bem com números e operações matemáticas, elaborando soluções para problemas. A melhor forma de estudar pode ser através da elaboração de tabelas e gráficos. Além disso, a lógica aguçada de quem possui esse perfil pode ajudá-lo a classificar informações em números ou categorias, por exemplo.
3 - Espacial
Quem possui inteligência espacial costuma ter afinidade com a área artística e, em geral, tem uma elevada capacidade criativa. Por gostarem de trabalhar com elementos visuais, elas podem fazer desenhos relativos aos conteúdos estudados, para facilitar a memorização, ou usar gráficos para organizar informações.
4 - Musical
Essas pessoas costumam apreciar assuntos ligados ao universo musical. Por isso, uma boa estratégia pode ser utilizar músicas que lembrem sobre o conteúdo estudado, ou escutá-las na hora de estudar.
5 – Corporal
Trata-se da habilidade para lidar com os movimentos do corpo. Em geral, pessoas que praticam esportes e outras atividades físicas se identificam nesse perfil. Uma boa técnica de estudo para essas seria relacionar o conteúdo com situações cotidianas.
(Fonte: Universia Brasil)