quinta-feira, 25 de maio de 2017

A PLURALIDADE DE ARIANO SUASSUNA

A série original contempla a obra dos brilhantes autores pernambucanos, mas com tantos talentos de alma pernambucana, resolvemos expandir os limites da nossa série e prestigiar esses nomes que não nasceram em nosso estado, mas enriqueceram a nossa história. 


Para começar a nova fase da série, vamos saber um pouco mais da vida e obra de um autor completo em sua pluralidade: Ariano Suassuna.  Nascido em João Pessoa - PB, em 1927, foi romancista, dramaturgo, poeta e professor.  
Após a morte de seu pai, na década de 30, o poeta se mudou para o Rio de Janeiro com sua família, onde estabeleceu o primeiro contato com o teatro. Alguns anos depois, em 1942, o autor veio para Recife e começou a trilhar seu caminho: ingressou na Faculdade de Direito do Recife e escreveu suas primeiras peças. 
A obra de Suassuna foi o ponto de partida do Movimento Armorial, conceito que cria uma arte formal a partir de elementos da cultura popular do Nordeste. 
Dentro de sua produção, títulos como “O Santo e a Porca”, “A Pena e a Lei e “O Auto da Compadecida” merecem destaque. A última, em especial, foi adaptada para a televisão, para o cinema e ficou conhecida em todo o Brasil.  
O poeta ocupou lugares na Academia Pernambucana de Letras, Academia Paraibana de Letras e Academia Brasileira de Letras. Ele recebeu os títulos de cidadão pernambucano e paulistano.                                               Ariano Suassuna faleceu em 2014, após sofrer um AVC do tipo hemorrágico.