quarta-feira, 22 de junho de 2016

Os sete erros que os alunos cometem na hora de estudar

Um novo ano letivo é a deixa perfeita para colocar sua vida escolar nos eixos. Primeiro é preciso fazer um planejamento de estudos. Com ele, você será capaz de dormir bem, ter tempo para o cinema com amigos e, de quebra, passar de ano tranquilamente. O problema é que na hora de seguir seu planejamento, muitos erros podem fazer com que o tempo dedicado seja improdutivo e tudo vá por água abaixo.



Conheça os principais deslizes que costumam atrapalhar e saiba como driblar as armadilhas.
1-      Ignorar o próprio ritmo: Se você acha difícil acordar cedo, não reserve as primeiras horas da manhã para o estudo, pois seu livro vai se transformar num travesseiro. Não adianta fazer um plano que não esteja adaptado ao seu ritmo. "Quando o estudante não cumpre o que planejou, a autoestima vai lá para baixo e leva junto o rendimento", afirma a psicóloga Adriana Machado.

2-      Só estudar: Passar noites em claro resolvendo equações não faz de ninguém um bom aluno. Sem pelo menos 6 horas de sono por dia, grande parte do que você estudou vai embora pelo ralo. Um tempo reservado para relaxar e jogar conversa fora tem um efeito poderoso para reerguer o ânimo.

3-      Forçar a barra: Sem motivação você não alcança sucesso nos estudos. Querer realmente aprender o que está à sua frente é meio caminho andado. O adolescente já é capaz de perceber que a escola e o estudo não envolvem só momentos de prazer, mas também esforço e compromisso.

4-      Passar por cima das dúvidas: Se você não entendeu algo, pergunte a quem saiba. Para compreender certas situações usamos conhecimentos adquiridos em diferentes momentos. Quando você menos espera, um conceito não compreendido em Biologia aparece em uma aula de Química.

5-      Dispersar-se: Se a irmã está cantando, o pai ouvindo rádio e a mãe vendo TV, não há quem consiga estudar. Coisas assim nem sempre impedem o estudo, mas vão fazer com que o aluno leve 1 hora para concluir o trabalho que faria em 20 minutos.


6-      Adiar tudo: Não caia na armadilha de adiar o estudo na crença de que ainda tem bastante tempo. É comum o aluno deixar para estudar depois porque sempre encontra coisas mais 'importantes' a fazer, como dar banho no cachorro. Quando isso acontece, as tarefas se acumulam e fica impossível dar conta de tudo.