segunda-feira, 21 de março de 2016

Hábitos que fazem os alunos tirarem notas ruins


Algumas atitudes simples podem fazer com que os alunos tenham resultados ruins em avaliações importantes, como os vestibulares e o Enem. Além de preparar-se em relação aos conteúdos, é importante manter uma postura que não prejudique o desempenho nas provas.
A seguir, confira os erros mais comuns e encontre estratégias para evitá-los:
1 – Ter confiança demais
Quando você for realizar uma prova muito importante, é essencial que mantenha a calma e acredite no seu potencial. No entanto, se você adotar uma postura confiante demais, é possível que você se prepare menos para a avaliação e, consequentemente, não tenha bons resultados. Além disso, esse excesso pode fazer com que você responda a prova de maneira mais rápida, já que acredita que sabe todas as respostas, também trazendo problemas.
2 – Estar despreparado
Devido a importância dos vestibulares, as datas para os exames são agendadas com antecedência, para que os candidatos não marquem nenhum compromisso nelas e também tenham tempo para se prepararem satisfatoriamente. Assim, é essencial que o aluno se organize para conseguir dar conta de todos os conteúdos que podem ser abordados pelas avaliações e não corra o risco de estar despreparado
Além disso, é importante planejar-se para o dia da prova: chegue no local marcado com antecedência, durma bem na noite anterior, coma antes de começar a avaliação etc. Essas são algumas das atividades básicas que você deve ter para não ter problemas no dia da prova.
3 – Ler sem atenção
Uma das premissas para ter um bom resultado em provas é ler com atenção os comandos de cada uma das questões. É importante que você entenda o que cada exercício está exigindo de você para que, assim, consiga dar uma resposta que consiga com as expectativas dos corretores.
4 – Não menospreze nenhum conteúdo
Enquanto você estiver estudando, é comum que se depare com temas que acredita que não serão cobrados nos vestibulares. No entanto, quando você faz isso, tende a diminuir suas chances de ter um bom resultado, já que as provas costumam ser bem imprevisíveis e abordar uma ou outra questão que não era esperada. Assim, você perde algumas chances de pontuar por simples falta de estudo.
(Fonte: Universia Brasil)